Feliz 2013?

Até onde podemos ir? Já é hora de pensar no ano que vem?

É, já entramos naquela fase do ano em que sempre que temos de lembrar a data, vem o pensamento, seguido ou não do comentário, o ano está acabando.

2012 começou bastante promissor aos santistas, o elenco que iniciou o ano com poucos reforços seria capaz de disputar os títulos da temporada, além disso vivemos o ano do centenário da história mais linda que o futebol foi capaz de escrever.

Ainda espero por comemorações mais condizentes com nossa história já que o centenário não acabou e não escondo minha frustração com o que se passou até agora. Mas voltaremos oportunamente a este assunto. Por ora, fiquemos no futebol.

O elenco realmente mostrou-se capaz de disputar os títulos, mesmo sem reforços de nível. Conquistamos o Paulista e fomos às semifinais da Libertadores.

Sabíamos que o Brasileiro seria outra história. Primeiro por ser um campeonato de nível técnico bem mais alto que os demais, depois porque haveria a Seleção e as intermináveis e inoportunas convocações que se chocam com o campeonato nacional.

Seguir neste raciocínio é concluir, inevitavelmente, que não houve planejamento ou ainda que ele foi muito mal feito. É só nisso que se fala nos últimos dias por isso não abordarei o tema, já que venho falando nisso há meses (veja os posts neste blog).

O que quero aqui é discutir as reais chances do Santos em 2012.

Costumo dizer que os pontos corridos não mentem. É o 10o campeonato seguido neste sistema e os números hão de dizer alguma coisa.

Até onde podemos ir? Dá pra chegar ao menos à Libertadores? Vejamos, analisando os últimos 3 campeonatos.

Os últimos 2 campeões, Corinthians e Fluminense, atingiram 71 pontos na classificação final, aproveitamento de 62% dos pontos. Em 2009, num campeonato atípico o campeão, Flamengo, fez 67 pontos (59% de aproveitamento).

Se extrairmos disso uma média, teremos que para chegar ao titulo, uma equipe precisaria de 61% dos pontos para estar próxima ao título (70 pontos).

Já para a Libertadores, considerada como classificação mínima o 4o lugar, tivemos em 2011 o Flamengo com 61 pontos, em 2010 o Grêmio com 63 e em 2009 o Cruzeiro com 62. Média de aproveitamento 54%. Significa na melhor das hipóteses, 61 pontos necessários.

Não estou preocupado com rebaixamento, mas pode parecer arrogante não considerar a possibilidade. Para este caso, tivemos como média, um aproveitamento de 38% dos pontos, considerados os 3 últimos 16o colocados.

Assim, considerada nossa atual e vexatória campanha (10 pontos e 30,3% de aproveitamento), temos as seguintes necessidades:

  • Para escapar do rebaixamento: teremos de fazer mais 33 pontos em 27 jogos. Média necessária de 40,7%.
  • Para chegar a Libertadores: teremos de fazer 51 pontos o que significaria 63% de aproveitamento nos jogos restantes, ou seja média de CAMPEÃO 
  • Para chegar ao título: teremos de fazer, no mínimo, 59 pontos o que significaria média de aproximados 73%, ou seja, um pouco menos do que o desempenho do Fluminense no atual campeonato até a 11a rodada.

 

Se tivéssemos hoje um time minimamente formado e um elenco mais competitivo já não seria fácil. Não temos.

Diante disso, cabe a direção do clube entender e informar o que quer, porque do contrário, a interpretação é livre.

A minha é de que, ao não dar sinais de pretender sequer repor as peças perdidas recentemente por outras do mesmo nível, a direção já pensa em 2013 e sem Libertadores. É triste mas talvez, neste momento, seja o mais racional a se fazer.

Seria também racional avaliar o desempenho dos profissionais do futebol e não falo de elenco e comissão técnica. Treinador pede o que pode, jogador joga o que pode. Quem é afinal responsável pelo tal planejamento?

Quem errou em 2012 vai acertar em 2013?

Esclareço que não me refiro a pessoas. Não sou de avaliar trabalho de quem não conheço, o que avalio é resultado e situação, péssimos no momento.

Quem sabe a partir daí possamos ter um 2013 mais feliz.

Permitam-me uns palpites, o Fluminense será campeão; Atlético-MG, Botafogo e Inter (ou Grêmio) vão à Libertadores e o Santos vence o Atlético amanhã por 3 x 1 com dois gols de Bill.

E você o que acha?

 

Anúncios
Categorias: Uncategorized | Deixe um comentário

Navegação de Posts

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.

%d blogueiros gostam disto: